top of page

CÂMARA DE VEREADORES DE BETIM TEM PROJETO DE LEI SOBRE OS RESÍDUOS SÓLIDOS

Por Alexandre Noronha 13 de março de 2020 às 09:22h

Aterro sanitário de Betim, 5.800 toneladas de residuos por mês. (Foto: Jornal O Tempo)

No dia 10 de março de 2020, na Câmara de Vereadores de Betim foi aprovada em caráter de urgência, a tramitação do Projeto de Lei 024/2020 de autoria do Vereador Roberto da Quadra – PHS, o Projeto de Lei estabelece normas para o cumprimento do plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos.


O projeto prioriza dar a destinação final ambientalmente adequada aos Resíduos Sólidos Urbanos – RSU, Resíduos Sólidos de Saúde – RSS e Resíduos de Construção Civil – RCC, por meio de recuperação e do aproveitamento energético, observando as normas operacionais específicas de modo a eliminar aterros sanitários a não causar danos à saúde pública e a segurança de produtos que possa contaminar o meio ambiente e a eliminar e minimizar os impactos ambientais danosos ao ecossistema.

Com isto, pretende-se solucionar os problemas enfrentados pelas regiões vizinhas às áreas utilizadas como depósito final dos referidos resíduos, que perdem atratividade, tanto para o uso comercial e residencial.


Vereador de Betim Roberto da Quadra - PHS.

O Vereador Roberto da Quadra consciente da necessidade de politicas públicas sobre os resíduos sólidos proveniente das cidades, enfatiza que essa luta deve ser de todos. “Temos que trabalhar de forma coordenada, para acabar e minimizar o problema do lixo nas cidades.”

Ao saber do Projeto de Lei, a diretoria estadual Elo Social MG entrou em contato com o vereador parabenizando a iniciativa e se dispôs a ajudar e apresentar os projetos do Grupo INER, em que entre os objetivos é trabalhar em conjunto para dar a destinação sustentável aos resíduos sólidos através das usinas do Grupo INER que convergem para a eliminação dos aterros sanitários e na geração de renda, emprego e empreendedorismo.


O vereador Roberto da Quadra é favorável à implantação de uma usinar no município. Que atualmente a destinação do lixo urbano e industrial para o aterro sanitário de Betim, que fica localizado no Citrolândia e que recebe mensalmente 5.800 toneladas de lixo, dados da Prefeitura de Betim. O aterro fica próximo a residências e que segundo o vereador temos que mudar a forma de agir com os resíduos além de saturar em pouco tempo a sua capacidade, o mais preocupante e os riscos à saúde humana e ao meio ambiente, enfatizou o vereador.


O Grupo INER tem projetos para a destinação de resíduos solídos e converge dos mesmos ideais para a promoção do meio ambiente sustentavel com destinação correta dos rejeitos urbanos. O projeto contempla usinas que vai proporcionar destinação adequada e reaproveitamento dos resíduos sólidos gerando renda e emprego, e vai contar com prédios sociais que vai atender a sociedade com profissionais como: advogados, psicólogos, assistentes sociais e diversos profissionais graduados para corroborar com mais equidade social.


Acesse o link e saiba mais sobre o Grupo INER: Clique Aqui


Acesso o link e saiba mais sobre o Elo Social MG: Clique Aqui

259 visualizações0 comentário
bottom of page